https://encrypted-tbn2.gstatic.com |
Público
alvo- 9º ano
Objetivos- Apropriar-se do gênero conto e da
tipologia narrativa.
Antes da leitura
1- Levantamento
do conhecimento prévio
Realizar brain storm a partir da
palavra pausa. Questionar:
ü
O
que essa palavra sugere?
ü
Que
outras situações do cotidiano remetem a essa palavra?
ü
O
que nós já sabemos sobre conto?
ü
São
textos curtos ou longos?
ü
O
conto se organiza segundo a tipologia narrativa?
ü
Que
momentos podemos destacar como sendo frequentes
nos contos?
2- Recuperação
do contexto de produção
ü
Vocês
já ouviram falar sobre o autor Moacyr Scliar?
ü
Já leram outro texto escrito por ele?
Apresentar breve histórico
sobre a vida do autor.
3- Antecipação
do tema ou predição
ü
O
que vocês imaginam encontrar em um conto intitulado “Pausa”?
Durante a leitura
4- Checagem
de hipóteses
Leitura
em voz alta realizada pela professora, fazendo pausas para antecipação e
levantamento de hipóteses de sentido. Ler até expressão “ sem ruído”, no primeiro parágrafo e questionar:
ü
Por
que você acha que o personagem, às 7 horas da manhã, age com rapidez e sem
ruído?
Prosseguir
leitura até a expressão “ Olhou para os lados e entrou furtivamente” perguntar:
ü
Ao
chegar ao seu destino, um hotel pequeno e sujo, Samuel olha para os lados e
entra furtivamente. Por que vocês acham que ele age assim?
ü
O
que Samuel pode ter ido fazer lá?
Ler até o momento em que o gerente do hotel afirma: “
Está bem, não vou atrapalhar. O de sempre. Estendeu a chave”
ü
O
gerente diz : O de sempre, esta expressão indica que Samuel sempre utiliza o
mesmo quarto, logo, é assíduo e conhecido.Por que então vocês acham que ele é
chamado por Isidoro?
Seguir
a leitura até o final.
5- Localização
de informações
Solicitar que os alunos grifem
durante a leitura as expressões que sugerem a progressão temporal do texto.
Após a leitura
6- Construção
da síntese semântica do texto
ü
A
crônica apresentou o tipo de pausa que você esperava encontrar?
ü
Que
hipóteses foram confirmadas?
7- Localização
de informações
Solicitar que os alunos se
posicionem em duplas ( alunos selecionados anteriormente e que apresentem
dificuldades diferentes) para caracterizar com registro escrito um perfil
físico e psicológico das personagens principais.
Retirar do conto os
elementos da narrativa.
Elencar quais seriam os
momentos distintos no conto: situação inicial, conflito, clímax e desfecho.
8- Produção
de inferências
ü O
que justifica a escolha do título “Pausa” para este conto?
Proposta
de produção de texto (inicial)
ü
Nós
realizaremos um mural intitulado “Pausa” no corredor do colégio. Neste local
exibiremos os contos produzidos por vocês, juntamente com outros textos que
versem sobre o mesmo tema. Vocês irão agora, recontar o enredo do conto lido a
partir do ponto de vista da mulher.
Realizar a correção dos
textos, pontuar as dificuldades encontradas, realizar atividades realizando intervenção
a partir das situações encontradas. Reescrita. Propor a digitação dos textos em
laboratório de informática. Montar mural.
Elaborada por Denise Aparecida de Oliveira Teixeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário