Pausa – Moacyr Scliar

https://encrypted-tbn2.gstatic.com




Público alvo- 9º ano


                                                                                                                         

Objetivos- Apropriar-se do gênero conto e da tipologia narrativa.

Antes da leitura

1-     Levantamento do conhecimento prévio
Realizar brain storm a partir da palavra pausa. Questionar:
ü  O que essa palavra sugere?
ü  Que outras situações do cotidiano remetem a essa palavra?
ü  O que nós já sabemos sobre conto?
ü  São textos curtos ou longos?
ü  O conto se organiza segundo a tipologia narrativa?
ü  Que momentos podemos destacar como  sendo frequentes nos contos?

2-    Recuperação do contexto de produção
ü  Vocês já ouviram falar sobre o autor Moacyr Scliar?
ü   Já leram outro texto escrito por ele?
                Apresentar breve histórico sobre a vida do autor.

3-    Antecipação do tema ou predição
ü  O que vocês imaginam encontrar em um conto intitulado “Pausa”?

Durante a leitura

4-    Checagem de hipóteses
Leitura em voz alta realizada pela professora, fazendo pausas para antecipação e levantamento de hipóteses de sentido. Ler até expressão “ sem  ruído”, no primeiro parágrafo e questionar:
ü  Por que você acha que o personagem, às 7 horas da manhã, age com rapidez e sem ruído?
Prosseguir leitura até a expressão “ Olhou para os lados e entrou furtivamente” perguntar:
ü  Ao chegar ao seu destino, um hotel pequeno e sujo, Samuel olha para os lados e entra furtivamente. Por que vocês acham que ele age assim?
ü  O que Samuel pode ter ido fazer lá?
Ler até  o momento em que o gerente do hotel afirma: “ Está bem, não vou atrapalhar. O de sempre. Estendeu a chave”
ü  O gerente diz : O de sempre, esta expressão indica que Samuel sempre utiliza o mesmo quarto, logo, é assíduo e conhecido.Por que então vocês acham que ele é chamado por Isidoro?

Seguir a leitura até o final.


5-    Localização de informações
            Solicitar que os alunos grifem durante a leitura as expressões que sugerem a progressão temporal do texto.


Após a leitura

6-    Construção da síntese semântica do texto
ü  A crônica apresentou o tipo de pausa que você esperava encontrar?
ü  Que hipóteses foram confirmadas?

7-    Localização de informações
Solicitar que os alunos se posicionem em duplas ( alunos selecionados anteriormente e que apresentem dificuldades diferentes) para caracterizar com registro escrito um perfil físico e psicológico das personagens principais.
Retirar do conto os elementos da narrativa.
Elencar quais seriam os momentos distintos no conto: situação inicial, conflito, clímax e desfecho.

8-    Produção de inferências
ü O que justifica a escolha do título “Pausa” para este conto?


Proposta de produção de texto (inicial)

ü  Nós realizaremos um mural intitulado “Pausa” no corredor do colégio. Neste local exibiremos os contos produzidos por vocês, juntamente com outros textos que versem sobre o mesmo tema. Vocês irão agora, recontar o enredo do conto lido a partir do ponto de vista da mulher.

Realizar a correção dos textos, pontuar as dificuldades encontradas, realizar atividades realizando intervenção a partir das situações encontradas.  Reescrita. Propor a digitação dos textos em laboratório de informática. Montar mural.

  Elaborada por Denise Aparecida de Oliveira Teixeira


Nenhum comentário:

Postar um comentário