SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
TEXTO "PAUSA" DE MOACYR SCLIAR
Série/Ano: 9º Ano
Objetivos:
- Fruição do texto;
- Incentivar a criatividade de produção literária no gênero crônica;
- Superar a heterogeneidade da turma, através do trabalho em grupo;
- Retomar o conteúdo anterior sobre tipologia e gênero .
Antes da leitura:
1- Levantamento Prévio sobre a tipologia e o gênero (oralmente):
- Quais tipologias conhecem?
- O que é tipologia?
- O que é narrativa?
- Quais gêneros narrativos conhecem?
2- Recuperação sobre o autor e contexto de produção (oralmente):
- Quem é o autor?
- Onde nasceu?
- Quais as principais obras?
3- Pesquisa dirigida sobre o autor e contexto de produção:
- Biografia de Moacyr Scliar
- Roda conversa (socialização dos resultados da pesquisa)
Durante da leitura:
1- Leitura do texto incompleto em grupos (até o 18º parágrafo)
2- Produções de inferências globais
- através das trocas de ideias sobre os possíveis finais da crônica
- construir o final do texto que foi lido, com seu conhecimento de mundo
3- Identificação de pistas linguísticas responsáveis pela continuidade ou pela progressão temática
- Identificação no corpo do texto: palavras, expressões, situações (impressões) que justifiquem corretamente a escolha final
Depois da leitura:
1- Troca de impressões a respeito dos desfechos dos textos construídos
(o que cada grupo construiu no final do texto (exposição oral)
2- Troca de ideias referentes às produções
- Por que Samuel utilizou outro nome?
- Você acha que Samuel fez algo errado? Comente?
3- Apresentação da crônica na íntegra e discussão em relação ao desfechos produzidos.
- Quais fatores fizeram com que vocês chegassem a essa conclusão para produzirem esse final para o texto?
- A avaliação crítica do texto em relação com os desfechos produzidos.
Material de Apoio:
- Dicionário;
- Pesquisa na Internet.
Exposição da produção final: varal
-x-x-x-x-x-x-x-
Melhor Gestão Melhor EnsinoFormação Continuada
Nenhum comentário:
Postar um comentário